BLOG

Dom Educacional

Educação

Seja influência

07/05/2021

Seja influência.

“Eu tive que fazer uma escolha, estudar ou trabalhar”, “Eu engravidei e daí tive que parar de ir à escola”, “Eu casei e minha vida mudou, cuidar da casa, marido e filhos não permitiu que eu estudasse”, “Meu pai morreu e eu parei de estudar para trabalhar, ajudar minha mãe na economia da casa”, “Reprovei uma vez, duas vezes, três vezes e me desestimulei, não queria mais ir para escola, a escola se tornou um lugar que eu odiava”, “Mudamos de cidade e a escola ficava longe de casa, parei de estudar porque tinha medo de ir para a escola”, “Sofri muito na escola, ninguém gostava de mim, eu era motivo de piadas”, “Meu pai não deixava eu estudar”

Identificou-se entre uma das frases anteriores?

Se sim, sentimos muito por isso. Se não, saiba que todas elas são reais.

Em 2019, momento em que nem sonhávamos com pandemia, 30% dos brasileiros entre 15 e 17 anos estavam atrasados ou fora da escola. Isso mesmo, uma faixa etária referente a escolarização básica. Imaginem isso hoje, imaginem somando 2018, 2017, 2016... O número de brasileiros que ainda não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio no Brasil é assustador. No mesmo ano o IBGE publicou que 40% dos brasileiros com mais de 25 anos não concluíram o ensino médio.

O que as frases e esses dados nos permitem refletir?

Primeiramente que a Educação é afetada diretamente por situações sociais que vivemos. Enquanto o menino ou a menina está na “barra da saia” da mãe, sob os olhares dos pais, da família que prioriza os estudos, tudo parece, por mais que existam empecilhos, ser favorável. Os pais acreditam que estudar é necessário, ir à escola é uma obrigação na idade. Porém, quando as dificuldades aparecem e não são superadas pelo conjunto familiar, a saída da escola é inevitável.

Segundo que, estar fora da escola ou atrasado entre as idades de 15 a 17 anos, parece ser algo inofensivo. Mas não ter o ensino fundamental ou médio completos, com mais de 25 anos torna-se um pesadelo, um entrave na vida de muitos.

Então o que fazer?

Hoje, qualquer adulto pode retornar aos bancos escolares com muita facilidade. A EJA A DISTÂNCIA do DOM é a grande opção que existe para quem ainda não concluiu seus estudos.  

Mas o que é a EJA?

É uma modalidade educacional que foi criada para atender justamente as pessoas maiores de 18 anos que por um motivo ou outro deixaram de estudar em idade escolar e agora querem concluir os estudos. A EJA é bem diferente e tem um projeto pedagógico pensado para o adulto.

Então, procure uma unidade da EJA A DISTÂNCIA DOM mais próxima de você e dê esse grande passo em busca de sua realização pessoal. O DOM em sua história de educação já ajudou na conclusão de mais de 60.000 alunos em todo o Brasil.

Se você já foi um aluno DOM e teve sua realização pessoal deixe seu comentário, ficaremos muito felizes com isso. Seja uma influência.

FIQUE POR DENTRO

Notícias e Novidades em nosso Blog

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

2021 © Dom. Todos os Direitos Reservados.