BLOG

Dom Educacional

Educação

Quer saber mais sobre o ENEM? Vem com o #blogdodom

09/07/2021

Criado há mais de 20 anos (1998), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica – Terceiro ano do Ensino médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo em 2021 ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

A nota que o aluno tira no exame (Enem) tem muito valor para quem quer seguir na vida educacional, cursando faculdade ou cursos técnicos. Veja um pequeno resumo de onde você poderá usar a nota do ENEM.

1.    SISU

Todos os semestres as universidade públicas, sejam elas estaduais ou federais, disponibilizam milhares de vagas para candidatos selecionados através do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Com a nota do Enem você se inscreve e pode garantir uma vaga na instituição que desejar.

IMPORTANTE: Alunos que desejam estudar na UNILA (Universidade da Integração Latino Americana – localizada em Foz do Iguaçu) somente poderão ingressar usando a nota do Enem, ou seja, é a única forma de ingresso, a UNILA não possui vestibular para brasileiros.

2.    SISUTEC

No Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o SISU dos cursos técnicos, você pode conquistar vagas para cursos técnicos em instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.

3.    PROUNI

O Programa Universidade para Todos é um programa do governo federal que oferece bolsas de 50% a 100% em faculdades privadas. Quanto maior sua nota, maior a chance de obter o benefício. É importante saber que para concorrer ao programa os candidatos têm que comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de no máximo 3 salários mínimos.

4.    Bolsa de estudo

Muitas faculdade privadas (particulares) em todo o Brasil oferecem bolsas de estudos ou descontos consideráveis a pessoas que obtiveram excelentes notas no Enem. A nota boa no Enem é muito cobiçada pelas instituições, pois elas sabem que terão alunos primorosos.

5.    FIES

Para quem obteve média igual ou superior a 450 pontos no Enem e não zerou na redação, e ainda, possui renda mensal familiar bruta, por pessoa, de até 5 salários mínimos, poderá conseguir um financiamento em uma faculdade priva pelo FIES -  Fundo de Financiamento Estudantil.

É possível conseguir um financiamento de 10% até 100%. Os descontos variam de acordo com anota obtida.

6.    ESTUDAR EM PORTUGAL

Instituições como a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade de Lisboa são algumas das mais de 40 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem para ingresso sem vestibular.

7.    SEM VESTIBULAR

Muitas instituições privadas brasileiras usam a nota do Enem como forma de ingresso isentando o aluno de prestar o vestibular. 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO ENEM (até dia 14/07): /https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

FIQUE POR DENTRO

Notícias e Novidades em nosso Blog

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

2021 © Dom. Todos os Direitos Reservados.