BLOG

Dom Educacional

Educação

Você tem sede do Conhecimento?

21/05/2021

Você tem sede do Conhecimento?

Aprender sempre foi e será básico para a vida humana. Nascemos predestinados a isso. Esse simples verbo fez, faz e fará parte do nosso dia a dia até o fim. “O bebê está aprendendo falar”, “ O menino aprendeu a andar de bicicleta rapidinho”, “Onde você aprendeu a cantar desse jeito, garota?”. Vejam, aprender é algo diretamente ligado ao estar vivo. Querer aprender então é muito mais ainda, pois é a motivação para aprimorar o conhecimento.

No campo intelectual, quando relacionado ao desafio dos estudos, seja na escola básica, seja na faculdade ou até mesmo em um curso livre, existem práticas que ajudarão muito na hora de adquirir conhecimento. Elencamos aqui algumas delas que acreditamos ser essenciais para você ter sucesso em tudo que fizer:

  

1.   LER- Essa talvez seja a maneira mais eficiente para adquirir conhecimento. Leia tudo, leia com frequência, isso trará a você conhecimento de diversos assuntos. 

 

2.   ENSINAR – Sempre que possível tente conversar com pessoas sobre assuntos que você tem interesse. Explique como funciona, exponha seu aprendizado com esse assunto. Caso saiba plantar, fale sobre o processo; caso saiba tocar violão, ensine para uma criança. Isso faz você se interessar por conhecer mais sobre e, ainda, buscar uma maneira prática para a outra pessoa entender. No final você ganha muito com isso.


3.   ESCREVER – "Passar algo para o papel' é uma prática que ajudará muito a sua habilidade com as palavras, além de melhorar a capacidade de organização de ideias. Elabore um texto sobre aquilo que você gostaria de falar para alguém sobre alguma situação, você perceberá que é uma atividade nobre, exigirá que você pense, pesquise e elabore.

 

4.  QUESTIONAR – Faça perguntas para tudo, mesmo que seja apenas para você mesmo. Engraçado não é? Na verdade, quando você questiona coisas simples está exercitando o “entender o mundo” e isso o leva para novas descobertas. Pensa que toda criança passa pela fase dos “porquês” e é justamente nesse momento que ela consegue se perceber no universo.

 

5.   ESCUTAR – Você já deve ter ouvido a seguinte brincadeira: “temos duas orelhas e uma boca, isso deixa claro que é para escutar mais e falar menos”. Engraçado, mas é uma lógica que pode ser analisada. Escutar é uma das habilidades que nos permite muito conhecimento. Pense que antes do nascimento da escrita como conhecemos nos dias de hoje as pessoas contavam histórias, cantavam, construíam saberes e isso tudo era transmitido de forma oral, em uma cultura oral. Vale a pena pensar sobre isso. Vale a pena escutar mais.

 

6.  OBSERVAR Analisar é uma palavra que significa separar (um todo) em seus elementos ou partes componentes. Isso gera a possibilidade de “ver” algo em suas mais complexas possibilidades. Então observando praticamos o analisar e isso nos traz uma visão mais voltada aos detalhes. A pratica da observação permitirá descobertas

 

7.  PRATICAR – Sem dúvida uma pessoa se torna mais capaz para uma determinada atividade quanto mais a pratica. Qualquer que seja o conhecimento que você quer adquirir, transforme-o em um hábito diário. Praticando você adquire familiaridade com aquilo que deseja conseguir. O jogador tem intimidade com a bola; o músico com seu instrumento; o escritor com a caneta (ou notebook é claro); o jardineiro com seu jardim; o barista com seu café; e você com aquilo que busca como seu objetivo. 



FIQUE POR DENTRO

Notícias e Novidades em nosso Blog

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

2021 © Dom. Todos os Direitos Reservados.